A importância da Arte e seus Pintores
Por Victor Palandi
, atualizado em
A arte é uma das expressões mais antigas. É representada e vivenciada pelo homem das cavernas que praticava a arte rupestre.
Mais tarde, a representação da arte pode ser vista por várias civilizações como a arte egípcia, arte mesopotâmica e arte ibérica. Seus artistas e artesãos produziam obras que abordavam temas como culto religioso e político.
Como podemos observar a arte sempre foi a forma de representação, de expressão de uma civilização e sua cultura.
A arte possui sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações e das manifestações do homem no mundo.
Vamos comentar sobre alguns pintores famosos, que com suas obras homenagearam pessoas, criaram técnicas e invenções.
Resumo:
5 Pintores Famosos da História
Salvador Dalí (1904- 1989)
Salvador Dalí nasceu em Figueres (Catalunha), Espanha em 1904. Foi um dos artistas plásticos mais famosos e incríveis do século. Ele representou em suas obras o movimento surrealista da época retratando o cotidiano. Ele utilizava cores vivas e muito brilhantes. Ele pintou muitas obras; a sua mais conhecida “Persistência da Memória”, de 1931, inspirou-se num relógio derretido.
Pablo Ruiz Picasso (1881 -1973)
Pablo Ruiz Picasso nasceu na Espanha, na cidade de Málaga, mas viveu parte de sua vida na França. Gostava das artes desde criança, tinha talento e se destacou em várias áreas como a pintura, escultura, cerâmica e artes gráficas.
Picasso exerceu uma grande influência na arte contemporânea e criou a técnica da arte cubista em 1907 representado na obra “Les Demoiselles d’Avignon”. Ele possui mais de 20 mil obras em seu acervo e é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX.
Leonardo da Vinci (1452 – 1519)
Leonardo da Vinci nasceu em uma cidade na Itália. Não se sabe ao certo em que cidade teria nascido, mas acredita-se que foi numa cidade próxima a Florença e Pisa. Além de pintor, ele foi músico, arquiteto, escultor, cientista, inventor e matemático. É o pintor do Renascimento Cultural, inventor da técnica do sfumato (luz e sombra). Sua obra possui características como a perspectiva, figuras humanas perfeitas com expressão de sentimentos, temas religiosos e paisagens de fundo. Sua principal obra foi Gioconda (Monalisa).
Michelangelo Buonarotti (1475 – 1564)
Miguel Ângelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu na cidade de Capresse, Itália, em 1475. Teve um mestre nas artes e foi um dos maiores pintores renascentista italiano.
Ele foi arquiteto, escultor, pintor e poeta. Michelangelo sempre gostou de esculpir, e realizou grandiosas esculturas. Além de pintar vários painéis no teto da Capela Sistina, no Vaticano. O artista também foi o responsável pelo projeto arquitetônico definitivo da Catedral de São Pedro, também no Vaticano. Ele usava a técnica do afresco verdadeiro, quando a tinta é aplicada à argamassa ainda úmida.
Vicent Van Gogh (1853 -1890)
Vicent Van Gogh nasceu na Holanda, em 1853, é considerado como um dos mais importantes pintores do impressionismo entre os artistas de sua época. Usou várias técnicas e entre elas foi o inventor do pontilhismo e das pinceladas rápidas. Foi amigo de vários pintores renomados da época como Toulouse-Lautrec, Emile Bernard, Edgar Degas e outros.
Ele tinha um temperamento muito agressivo e chegou a ter depressão. Era uma pessoa sensível, mas triste e com problemas psicológicos.
Suas obras de arte são valiosas e de uma beleza sem igual. Elas estão em museus espalhadas pelo mundo.


Melhores Museus de Arte de São Paulo
Como artes cênicas ajudam no desenvolvimento da criança
Dicas de como customizar suas roupas
Rio de Janeiro recebe a Feira de Artes Visuais
Artistas mais influentes do Neoimpressionismo