Ministro afirma que nota do Enade não será colocada nos diplomas dos estudantes
Por Rodrigo Duarte
O Ministro da Educação, Henrique Paim, descartou durante uma entrevista concedida esta semana para a imprensa qualquer medida para inserir as notas que os alunos tiram na prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nos diplomas.

A medida acabou surgindo diversas vezes, especialmente em declarações públicas de instituições de ensino, durante esta semana em virtude da divulgação das notas de avaliação dos cursos de nível superior no Brasil, feita pelo MEC. Muitas instituições de ensino que foram mal avaliadas apontam boicote dos seus estudantes na prova do Enade como um dos principais motivos da baixa nota.
O Enade atualmente é o principal componente do conceito final da avaliação dos cursos e das instituições de nível superior que é feita pelo Ministério da Educação. Com base nestas notas o governo pode solicitar uma série de alterações no programa do curso ou até mesmo cancelar o ingresso de novos estudantes.
Constantemente o Enade acaba sendo alvo de uma série de boicotes dos estudantes, que acabam zerando ou tirando uma nota muito baixa na prova. Os alunos são obrigados a comparecer no exame para conseguir obter o seu diploma ao final do curso, mas não existe uma nota mínima que o estudante precisa obter para obter a certificação final.
Resumo:
Casos pontuais

Paim afirmou em entrevista que os boicotes “são casos pontuais, mas o que estamos vendo ao longo dos anos é que a cultura da avaliação chega à instituição e ao estudante”. Ele acrescentou que “o estudante que boicota está prejudicando a ele mesmo, pois se formará em curso que não terá boa avaliação”.

UESB publica edital do Vestibular 2025
Abertas inscrições para o Vestibular 2025 da Unesp
UFGD divulga resultados dos pedidos de isenção do Vestibular 2025
Prazo para participação do Desenrola Fies é prorrogado
Unifesp libera cronograma do Vestibular Misto 2025