O Ministério da Educação confirmou hoje o calendário de execução do Exame Nacional do Ensino Médio para 2016. De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, a prova está marcada para o dia 5 e 6 de novembro. Os alunos poderão se inscrever a partir do dia 9 de maio. As inscrições começam as 10 horas e se encerram no dia 20 do mesmo mês, as 23h59.

MEC divulga calendário do ENEM para 2016

No primeiro dia de provas, no dia 5 de novembro, os alunos fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo dia de provas, domingo, os alunos fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

A taxa de inscrição para o ENEM deste ano será de R$ 68, um aumento de R$ 3 quando comparado a taxa do ano anterior. O vencimento dos boletos terá como data máxima o dia 25 de maio. O pagamento será feito mediante impressão do Guia de Recolhimento da União, documento que será aceito em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos correios.

Isenções

MEC divulga calendário do ENEM para 2016 2

Vale lembrar que os o ENEM ainda conta com as isenções no pagamento da taxa de inscrição, que valer para os alunos que estão terminando o ensino médio no ano de 2016 e que estão matriculados em escola pública. Podem solicitar isenção os alunos que estão na rede particular como bolsistas integrais.

Os estudantes também devem ficar atentos, pois segue valendo a regra que retira qualquer tipo de direito à isenção os alunos que se inscreverem na prova mas que não comparecerem nos dias do exame. O aluno pode apresentar uma justificativa “de força maior” para justificar a ausência, mas o MEC vai analisar caso a caso e poderá negar o recurso.