Estão abertas as inscrições para o programa Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1. De acordo com as informações que foram divulgadas no edital deste processo seletivo, os interessados em participar devem se inscrever até o dia 29 d e janeiro, próxima sexta-feira. Os interessados também podem consultar as vagas disponíveis antes de realizar a sua inscrição.

Inep abre inscrições para o Fies 2021/1

As inscrições e as consultas podem ser feitas nos sites abaixo:

Inscrição para o Fies 2021/1

Consulta de vagas para o Fies 2021/1

Mudança nas regras

Para essa edição, a principal mudança é a de que os candidatos não podem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, que seria o de 2021. Os alunos tiveram que utilizar as notas do exame anterior, o de 2020. A mudança foi necessária em função do adiamento da execução das provas, em função da pandemia do coronavírus.

Inep abre inscrições para o Fies 2021/1

Portanto, podiam se inscrever somente os alunos que participaram do Enem 2020. Além disso, os candidatos também tinham que cumprir alguns requisitos que já apareciam em outras e dições do programa. Ou seja, só serão aceitas as notas dos exames nos quais os candidatos tenham tirado média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a prova de redação. Além disso, os candidatos também devem apresentar renda de até três salários-mínimos por pessoa da família.

Como se inscrever no Fies

O sistema de inscrições no programa segue o mesmo das edições passadas. Os candidatos precisam acessar o site indicado acima e preencher o formulário de inscrições com todos os dados solicitados, incluindo o login e a senha que foram criados para fazer a prova do Enem.

Depois disso, os candidatos deverão escolher se desejam concorrer as vagas com bolsa integral ou parcial, o que varia de acordo com a renda. Por último, os candidatos devem definir até três opções de cursos/instituição/turno, em ordem de preferência. Essas opções podem ser alteradas em qualquer momento ao longo dos três dias de inscrições, a partir das médias parciais que vão sendo divulgadas.

A lista com a primeira chamada dos aprovados deve ser liberada no dia 2 de fevereiro, com prazo para apresentação da documentação entre 3 e 5 do mesmo mês.