Foram divulgados nesta quinta-feira, dia 31, os dados referentes ao mais recente censo escolar feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Um dos dados mais relevantes do censo é o que mostra uma queda de 1,3 milhão de matrículas da educação básica (ensinos infantil, fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA), entre 2014 e 2018.

Educação básica perde 1,3 milhão de matrículas desde 2014

De uma forma geral, as matriculas da educação básica apresentaram queda ano após ano, com exceção de 2016. No ano de 2014 o censo mostrava que existiam quase 50 milhões de crianças e adolescentes matriculados na educação básica. No ano passado, o número era de aproximadamente 48,4 milhões, o que mostra uma queda de 2,6%.

As matriculas na educação infantil acabaram apresentando crescimento de 11,1% nos últimos cinco anos. De acordo com o censo, existem aproximadamente 8,7 milhões de estudantes matriculados nessa categoria. Já o ensino fundamental registrou 27,2 milhões de matrículas em 2018, número 4,9% inferior ao registrado em 2014. Os anos finais tiveram maior queda em relação aos iniciais.

O ensino médio também apresenta uma queda de 7,1% em relação aos últimos cinco anos. De acordo com o levantamento, o motivo está na menor entrada de estudantes vindos do ensino fundamental e melhor fluxo no ensino médio, ou seja, maior aprovação dos estudantes.

Educação básica perde 1,3 milhão de matrículas desde 2014

Um dos destaques deste novo censo foi o grande salto que foi dado na categoria de educação especial quando comparada com o ano de 2014, registrando um crescimento de 33,2%.

Em relação aos dados de distorção de idade, que mostra os alunos que estão matriculados mas que não estão condizendo com sua idade, o maior numero de casos acontece no terceiro ano do ensino fundamental.