Como ensinar cachorro a viver em harmonia
Por Victor Palandi
Nos últimos tempos muitos programas de televisão, vídeos na internet, apostilas e artigos têm abordado o assunto como ensinar cachorro a fim de mostrar aos donos de cães que é possível resolver alguns problemas de convivência e de ambientação através do adestramento simples e realizado em casa.
Problemas como roer móveis, agressividade, realizar as necessidades em local determinado e apropriado e dependência são facilmente contornados com força de vontade, paciência, comandos básicos e repetição dos exercícios.

A recomendação de como ensinar cachorro requer procedimentos que vão desde de utilizar petiscos como forma de premiação, passando por observar o comportamento canino para identificar ações repetidas e compulsivas, até utilizar produtos à base de hormônio e aparelhos como o Clicker que reproduzem som. Segundo alguns especialistas “Dar carinho é mais eficiente do que enforcar, apertar. Se o dono for carinhoso, o cachorro vai gostar cada vez mais de aprender e de executar os comandos, porque relaciona os pedidos com coisas boas”, diz o zootecnista Alexandre Rossi.
Os procedimentos são diversos mas como ensinar cachorro da maneira correta? Bom, não existe fórmula ou o procedimento mais correto e sim, aquele que vai se adequar melhor a personalidade de seu bichinho e a sua também, afinal é preciso se adestrar com relação a disciplina do treino.
Reforço positivo, condicionamento operante, condicionamento clássico, clicker são nomes dados a diferentes métodos de como ensinar cachorro. De maneira instintiva os donos já atestam esses métodos seja dando um petisco para o peludinho assim que chega do pet shop de banho tomado, seja elogiando seu amigo pelo bom comportamento por não ter latido para a visita. Este já pode ser o início de uma relação de muita comunicação.

Resumo:
Quer saber como como ensinar cachorro a buscar a bolinha?
Escolha uma bolinha que não seja pesada e que deslize com facilidade. Muitos gostam das que tem guizo, elas ajudam bastante o cão a ter noções de direção, som e manter a percepção aguçada.
Pegue o brinquedo e repita esse nome ‘bolinha’ sacudindo-a e também posicionando no focinho do animal. Faça isso sempre até que ele identifique o objeto por este nome. Em seguida, jogue o brinquedo repetindo ‘pegue a bolinha, a bolinha’. Ao entregar faça festa e repita sempre ‘parabéns’, ‘muito bom’ com uma voz feliz, animada e não deixe de acariciá-lo. É importante que você pronuncie os comandos de forma simples e que olhe nos olhos do animal.

Por que aprender um novo idioma na terceira idade?
Asteroide passará próximo da Terra no dia 26 de janeiro
História da pena de morte
Origem da Comunicação – Telefone e Jornais/Revistas
Opção de lazer: Jardim Botânico de São Paulo