MEC divulga calendário do ENEM para 2016

O Ministério da Educação confirmou hoje o calendário de execução do Exame Nacional do Ensino Médio para 2016. De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, a prova está marcada para o dia 5 e 6 de novembro. Os alunos poderão se inscrever a partir do dia 9 de maio. As inscrições começam as 10 horas e se encerram no dia 20 do mesmo mês, as 23h59.

No primeiro dia de provas, no dia 5 de novembro, os alunos fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo dia de provas, domingo, os alunos fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

A taxa de inscrição para o ENEM deste ano será de R$ 68, um aumento de R$ 3 quando comparado a taxa do ano anterior. O vencimento dos boletos terá como data máxima o dia 25 de maio. O pagamento será feito mediante impressão do Guia de Recolhimento da União, documento que será aceito em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos correios.

Isenções

Vale lembrar que os o ENEM ainda conta com as isenções no pagamento da taxa de inscrição, que valer para os alunos que estão terminando o ensino médio no ano de 2016 e que estão matriculados em escola pública. Podem solicitar isenção os alunos que estão na rede particular como bolsistas integrais.

Os estudantes também devem ficar atentos, pois segue valendo a regra que retira qualquer tipo de direito à isenção os alunos que se inscreverem na prova mas que não comparecerem nos dias do exame. O aluno pode apresentar uma justificativa “de força maior” para justificar a ausência, mas o MEC vai analisar caso a caso e poderá negar o recurso.

Pela Web