Inep abre inscrições para o Fies 2021/1

Estão abertas as inscrições para o programa Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1. De acordo com as informações que foram divulgadas no edital deste processo seletivo, os interessados em participar devem se inscrever até o dia 29 d e janeiro, próxima sexta-feira. Os interessados também podem consultar as vagas disponíveis antes de realizar a sua inscrição.

As inscrições e as consultas podem ser feitas nos sites abaixo:

Inscrição para o Fies 2021/1

Consulta de vagas para o Fies 2021/1

Mudança nas regras

Para essa edição, a principal mudança é a de que os candidatos não podem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, que seria o de 2021. Os alunos tiveram que utilizar as notas do exame anterior, o de 2020. A mudança foi necessária em função do adiamento da execução das provas, em função da pandemia do coronavírus.

Portanto, podiam se inscrever somente os alunos que participaram do Enem 2020. Além disso, os candidatos também tinham que cumprir alguns requisitos que já apareciam em outras e dições do programa. Ou seja, só serão aceitas as notas dos exames nos quais os candidatos tenham tirado média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a prova de redação. Além disso, os candidatos também devem apresentar renda de até três salários-mínimos por pessoa da família.

Como se inscrever no Fies

O sistema de inscrições no programa segue o mesmo das edições passadas. Os candidatos precisam acessar o site indicado acima e preencher o formulário de inscrições com todos os dados solicitados, incluindo o login e a senha que foram criados para fazer a prova do Enem.

Depois disso, os candidatos deverão escolher se desejam concorrer as vagas com bolsa integral ou parcial, o que varia de acordo com a renda. Por último, os candidatos devem definir até três opções de cursos/instituição/turno, em ordem de preferência. Essas opções podem ser alteradas em qualquer momento ao longo dos três dias de inscrições, a partir das médias parciais que vão sendo divulgadas.

A lista com a primeira chamada dos aprovados deve ser liberada no dia 2 de fevereiro, com prazo para apresentação da documentação entre 3 e 5 do mesmo mês.

Pela Web