Educação básica perde 1,3 milhão de matrículas desde 2014

Foram divulgados nesta quinta-feira, dia 31, os dados referentes ao mais recente censo escolar feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Um dos dados mais relevantes do censo é o que mostra uma queda de 1,3 milhão de matrículas da educação básica (ensinos infantil, fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA), entre 2014 e 2018.

De uma forma geral, as matriculas da educação básica apresentaram queda ano após ano, com exceção de 2016. No ano de 2014 o censo mostrava que existiam quase 50 milhões de crianças e adolescentes matriculados na educação básica. No ano passado, o número era de aproximadamente 48,4 milhões, o que mostra uma queda de 2,6%.

As matriculas na educação infantil acabaram apresentando crescimento de 11,1% nos últimos cinco anos. De acordo com o censo, existem aproximadamente 8,7 milhões de estudantes matriculados nessa categoria. Já o ensino fundamental registrou 27,2 milhões de matrículas em 2018, número 4,9% inferior ao registrado em 2014. Os anos finais tiveram maior queda em relação aos iniciais.

O ensino médio também apresenta uma queda de 7,1% em relação aos últimos cinco anos. De acordo com o levantamento, o motivo está na menor entrada de estudantes vindos do ensino fundamental e melhor fluxo no ensino médio, ou seja, maior aprovação dos estudantes.

Um dos destaques deste novo censo foi o grande salto que foi dado na categoria de educação especial quando comparada com o ano de 2014, registrando um crescimento de 33,2%.

Em relação aos dados de distorção de idade, que mostra os alunos que estão matriculados mas que não estão condizendo com sua idade, o maior numero de casos acontece no terceiro ano do ensino fundamental.

Pela Web