Enem seriado acontecerá em datas diferentes do exame tradicional

Foram divulgadas nesta semana novas informações referentes ao processo seletivo seriado do Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com as informações que foram distribuídas pelo instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a novidade poderá ser feita a partir de 2021, com provas sendo aplicadas em datas diferentes do exame tradicional.

O Enem Seriado, que foi anunciado em maio deste ano, será o novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ele passou por uma série de mudanças para atender as alterações do Novo Ensino Médio.

Os estudantes poderão optar por usar a prova do Saeb em cada ano do ensino médio, em vez de fazer o Enem. Ao concluir o ensino médio, a pontuação obtida por meio das três provas poderá ser utilizada para ingresso na universidade. Os estudantes que começarem a fazer o Enem Seriado em 2021 poderão usar as notas para ingressar no ensino superior em 2024.

Em 2021, apenas os estudantes do 1º ano do ensino médio poderão fazer as provas do Enem Seriado. Em 2022, do 1º e 2º anos e, em 2023, de todas as séries. Nos dois primeiros anos serão aplicadas apenas provas de português e matemática. No 3º, os estudantes terão que optar por um dos itinerários formativos:

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os candidatos que optarem por participar dessa modalidade de seleção do ENEM vão fazer as provas somente no seu formato digital, ou seja, os candidatos ficarão em frente a computadores, em locais selecionados pelo Inep, para responder as questões.

O Inep quer aplicar o Novo Saeb ao final de cada ano e entregar os resultados para as escolas em fevereiro. A intenção é que docentes, diretores e gestores revejam ou reforcem estratégias, planos de aula e programas de ensino ainda no começo do período letivo.

Pela Web

Sair da versão mobile