ENEM 2012. Conheça o Novo Manual

Vai prestar o ENEM (Exame nacional do Ensino Médio)? Então, saiba que existem algumas novas regras referentes ao modelo de Redação. As provas serão nos dias 3 e 4 de novembro, e o número de candidatos que irão realizar a avaliação passa dos 5,7 milhões.

 Então, se você vai prestar o exame, saiba que a correção das provas serão feitas independes, ou seja, por pessoas diferentes que avaliarão as cinco competências. São seis os níveis de pontuação: zero, 40, 80, 120, 160 e 200. Cada um se refere à variação do domínio apresentado pelo candidato. Se as notas dadas à mesma prova forem diferentes, ou seja, maior que 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações.

Ou, seja se a nota final for maior que 200 pontos, haverá a necessidade de fazer uma terceira avaliação. se  o problema ainda persistir, mais três avaliadores irão fazer a correção, por isso que o numero de avaliadores passará de 3,000 para 4,200 para dar conta da demanda.

Como será a avaliação?

A prova é composta por uma redação dissertativo-argumentativa. Depois 180 questões de múltipla escolha  sendo 45 de cada uma das seguintes áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Qual é o tema da Redação?

Está curioso para saber o tema da Redação? Então, ele será revelado no momento da prova, ou seja, será uma “surpresa” para todos os estudantes do país. Além disso, muitos profissionais trabalham bastante para chegar a um consenso e decidir esse tema.

Quais são as competências avaliadas?

Habilidades avaliadas

– Compreender e utilizar variáveis;

– Compreender e utilizar gráficos;

–  Analisar dados estatísticos;

– Inter-relacionar linguagens;

– Contextualizar arte e literatura;

– Compreender as variantes linguísticas;

–  Compreender a geração e o uso de energia;

–  Compreender a utilização dos recursos naturais;

–  Compreender a água e sua importância;

– Compreender as escalas de tempo;

–  Compreender a diversidade da vida;

– Utilizar indicadores sociais;

– Compreender a importância da biodiversidade;

– Conhecer as formas geométricas;

– Utilizar noções de probabilidade;

– Compreender as causas e conseqüências da poluição ambiental;

– Entender processos e implicações da produção de energia;

– Valorizar a diversidade cultural;

– Compreender diferentes pontos de vista;

– Contextualizar processos históricos;

– Compreender dados históricos e geográficos.

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