5 dicas para otimizar seu tempo durante a prova do Enem

Por mais que os estudantes estudem e se preparem bastante para provas importantes, como o Enem ou o vestibular, o tempo sempre acaba aparecendo como um fator complicador. Afinal de contas, são poucos os estudantes que treinam de olho no relógio antes do dia da prova. E, mesmo se realizar este tipo de exercício, a pressão nunca será a mesma da prova de verdade.

O tempo acaba sendo um fator particularmente preocupante para os alunos que fazem o Enem. Isso acontece em virtude da prova, normalmente, conter uma grande quantidade de textos em todas as provas, o que exige foco e atenção.

Confira algumas dicas para conseguir otimizar o tempo durante a prova do Enem:

Priorize sempre a redação

A redação é a prova mais importante do Enem, pois, na grande maioria dos sistemas que utilizam a nota da prova, o estudante não pode ter zerado essa parte de escrita. Além disso, não dá pra “chutar” uma redação quando os estudantes ficam sem tempo. Por isso, ´[e fundamental começar pela redação neste dia de prova.

Responda as disciplinas prediletas

Depois da redação, é fundamental que os alunos percorram a prova em busca das questões das disciplinas que ele possui mais afinidade ou facilidade. Geralmente são questões resolvidas mais facilmente, sobrando tempo para as mais complicadas.

Pule questões

É importante que o aluno, no momento da prova, olhe para o caderno e crie uma estratégia para responder as perguntas do mais fácil para o mais difícil. Perder muito tempo nas questões mais complicadas pode fazer a diferença lá no final. Por isso, a prova não deve ser encarada como um roteiro, e questões devem ser puladas sem medo. Mas não esqueça de voltar depois para responder todas elas.

Leia o enunciado sempre antes

Normalmente as questões do Enem contam com um texto de apoio e depois um enunciado, com a questão que, de fato, deve ser respondida. Por isso, é muito importante ler o enunciado primeiro, pois os estudantes já poderão encontrar respostas no texto de apoio de uma forma mais fácil.

Reserve tempo para o gabarito

Nunca deixe para os minutos finais a tarefa de passar as respostas para o gabarito. O ideal é que isso seja feito com, pelo menos, 30 minutos de reserva de tempo.

Pela Web