Artigos e numerais – Quais suas diferenças na Língua Portuguesa?

Artigo é a palavra colocada antes do substantivo para designá-lo mantendo a relação de concordância. O artigo é classificado em:

O artigo tem a propriedade de substantivar qualquer palavra precedida por ele.  A esse processo denominamos de substantivação. Exemplo: (fumar/verbo) – O fumar faz mal à saúde.

Não se usa o emprego do artigo nas seguintes situações:

Emprego do artigo nas seguintes situações:

Numerais

Numerais são as palavras que indicam quantidade, número de ordem, múltiplo ou fração. Classifica-se como: cardinal (1, 2, 3,…), ordinal (primeiro, segundo, terceiro,…), multiplicativo (dobro, duplo, triplo…), fracionário (meio, metade, terço).

O valor do numeral

Os numerais podem apresentar valor de adjetivo ou substantivo. Se estiverem acompanhando e modificando o substantivo, terão valor adjetivo. Já se estiverem substituindo um substantivo e designando seres, terão valor substantivo. Exemplo:

Flexão

O numeral varia em gênero e número.

Cardinais: um, dois, duzentos a novecentos; ordinais todos; multiplicativos e fracionários; quando expressam uma ideia adjetiva em relação ao substantivo.

Número: cardinais terminados em – ão; todos os ordinais; os multiplicativos quando tem função de adjetivo; os fracionários dependendo do cardinal que antecede. Os cardinais, quando substantivos, vãos para o plural se terminarem por som vocálico.

Emprego

Pela Web

Sair da versão mobile