Entendendo a reprodução sexuada

A reprodução é a forma de ocorrer a  continuidade de toda espécie de seres vivos, sendo fundamental para a existência de todo ecossistema.

Existem dois tipos de reprodução: assexuada e sexuada. Vamos aprender nesse texto o que é reprodução sexuada.

Sobre a reprodução sexuada

A reprodução sexuada consiste no encontro de gametas (células sexuais). O gameta feminino é chamado de óvulo e localiza-se no interior do ovário. O gameta masculino é chamado de espermatozoide e localiza-se no interior do testículo.

O gameta são células sexuais que se encontram para a fecundação ou concepção dando origem a um novo ser de mesma espécie.

O gameta feminino é fecundado pelo gameta masculino originando a célula-ovo, que sofre divisões sucessivas formando um novo ser vivo com as características maternas e paternas. Ele terá características de ambos, porém terá características variadas da espécie.  Já no caso de reprodução assexuada, possuirá características exatamente iguais.

A variedade de características aumenta a probabilidade de sobrevivência da espécie, pois o ambiente pode eliminar aquelas que não sejam resistentes.

Após a fecundação ocorre a formação da célula-ovo que se desenvolve formando o embrião. Alguns animais crescem no ovário de sua mãe, já outros se desenvolvem no meio ambiente passando por muitas alterações interessantes.

Cromossomos e genes

Por meio da célula, sabemos a estrutura e o funcionamento de todo o ser vivo.  As características de cada organismo estão no tipo de célula que a originou.  Já os cromossomos são filamentos de vários tamanhos e formas que estão localizados no núcleo celular. Os genes são estruturas menores e uma infinidade dessas estruturas formam um cromossomo.

No interior de cada célula encontramos um par de cromossomos que são semelhantes e recebem o nome de cromossomos homólogos. Para a formação de cada ser é transmitido um par de cromossomos do pai e um par de cromossomos da mãe. Da mesma forma transmitiremos cromossomo de cada par aos nossos filhos.  Os cromossomos contidos no espermatozoide e os cromossomos encontrados no óvulo formarão novos pares de cromossomos na célula-ovo.

A quantidade de cromossomos varia de espécie para espécie, mas é sempre o mesmo número para uma mesma espécie.

Diante do que aprendemos podemos então dizer que um único cromossomo possui milhares de genes. Se pegarmos como exemplo o homem, que possui 46 cromossomos em cada célula, a quantidade de genes existentes será imensa. Por esse motivo no gene encontramos traços hereditários dos pais como cor de olhos, cabelos, formato do nariz, etc.

Pela Web

Sair da versão mobile