Os mamutes são animais folclóricos. Eles não existem mais, porém surgiram há cerca de 10 mil anos atrás. Eram conhecidos pela semelhança física com os atuais elefantes. Também eram mamíferos e se alimentavam de vegetais. No aspecto da pele, eram cobertos por uma volumosa camada de pelos.

Os mamutes viviam em um espaço de elevada glaciação. Naquele período, o planeta Terra era coberto por muito gelo. O clima era bastante frio e seco. Em termos de espécies, a última mais observada foi a do mamute-lanoso. De acordo com pesquisadores, essa linhagem foi extinta na última era glacial, durante o Pleistoceno. Os mamutes-lanosos sempre apareciam em quantidade elevada e com pelos bastante longos, que poderiam chegar a cerca de 50 cm. Com presas de quase 1,8 metro de comprimento, eles realmente chamavam a atenção.

Como sobreviviam em ambientes muito gelados, os mamutes possuíam um sistema sanguíneo resistente ao frio, sem possibilidades de coagulação. A explicação científica aponta que eles liberavam oxigênio via hemoglobina até mesmo em baixíssimas temperaturas.

Como os mamutes foram extintos?

mamutesNão há uma explicação muito objetiva quanto à extinção dos mamutes. Para alguns estudiosos, as mudanças climáticas podem ter sido a principal causa. Já outros cientistas acreditam que o contato com o homem pode ter diminuído a resistência desses fortes animas, o que levou ao surgimento de doenças. A mudança drástica no clima realmente pode ter diminuído a área de vivência dos mamutes.

Com as migrações, eles sofreram com o processo de novos ambientes. Os últimos, por exemplo, foram observados na Sibéria. Com a redução do habitat e o processo predatório desencadeado pelo homem, essas importantes espécies foram desaparecendo do planeta.

Fósseis foram preservados

fóssil mamuteMuito do que se sabe dos mamutes está relacionado à preservação. Pelos, tecidos e até órgãos mais internos servem de objeto de pesquisa. Esses fósseis foram encontrados especialmente na região da Sibéria, nas principais áreas de gelo. Com a temperatura tão exageradamente baixa, os corpos não eram identificados pelos animais carniceiros. Nem mesmo os micro-organismos que poderiam levar os fósseis à decomposição conseguiram chegar ao local.

Há cientistas que pesquisam até mesmo o DNA de alguns tecidos dos mamutes. É com base nessas pesquisas, que muitos cientistas pretendem avançar nas descobertas sobre o modo de vida, o desenvolvimento e mais detalhes sobre as diferentes espécies. Até mesmo já se cogita a possibilidade de recriar a existência desse tipo de animal, trazendo-o de volta à convivência terrestre. Será que as pesquisas vão fazer com nos deparemos com esses primos de elefantes? É apostar para ver! Talvez nem demore tanto e já poderemos conhecer pessoalmente essa tão curiosa espécie animal.