O começo do ano chega e com ele o início do ano letivo. Essa é a época de correr atrás de objetos que compõem o material escolar e além de caderno, caneta, lápis e borracha, as tintas são uma parte importante dele.

Isso porque o material é o principal a ser utilizado nas aulas de arte, que costumam ser uma das preferidas durante todo o período escolar. Porém, com a variedade de tintas artísticas que existem no mercado, muitas vezes fica difícil escolher a mais adequada para as aulas.

Se você está com dúvida de que material comprar, continue lendo. Separamos algumas informações úteis sobre cinco tipos de tintas que podem ser utilizadas nas salas de aula.

Guache

Solúvel em água, de secagem bem rápida e de aparência grossa e opaca, a tinta guache é uma das mais conhecidas dentro das salas de aula. O bacana desse tipo de tinta é que ele tem cores fáceis de misturar, podendo criar novas tonalidades facilmente.

Elas são ideais para aplicação sobre papeis e cartões que sejam mais firmes. Caso contrário, eles irão esfarelar em contato com a tinta.

tipos de tinta para usar nas aulas de arte

Também é preciso prestar atenção nos pincéis, eles devem ser macios ou chatos com cerdas médias. Cada um desses modelos trará um efeito diferente a sua pintura. Importante: nunca pinte com pincéis sujos, toda vez que trocar de cor, lave o pincel.

Acrílica

Uma das tintas preferidas entre os artistas iniciantes, a tinta acrílica é solúvel em água, tem rápida secagem e permite a obtenção de diversos efeitos: caso seja diluída pode lembrar aquarela e se usada concentrada parece pinturas a óleo.

Ela se caracteriza por ter aparência brilhante e sedosa após seca e pode ser aplicada em diversos materiais, de telas a madeira.

É uma das mais populares dentro das escolas para trabalhos mais avançados e é vendida em tubos ou em potes.

Aquarela

A aquarela é uma das tintas mais simples de se utilizar e tem um efeito inconfundível e peculiar.

Feitas de pigmentos de cor suspendidos em uma base hidrossolúvel, ela vem em um paleta de cores que lembra uma paleta de sombras de maquiar. Para utilizá-la é preciso molhar o pincel antes de pegar a tinta e é a quantidade de água que você utilizar que vai definir a intensidade de cor.

Com ela são feitas pinturas de traços mais indefinidos e cores suaves. Recomenda-se utilizá-las em papeis mais firmes.

5 tipos de tinta para usar nas aulas de arte

Óleo

A tinta a óleo é aquela utilizada para os quadros de pintores famosos, como Picasso e Van Gogh.

Ideal para pinturas em tela, é preciso um pouco mais de prática para a utilização. Só a compre se você tiver aulas ao ar livre, pois seu cheiro é muito forte. Ela também requer um verniz para brilho e secagem, que é bem demorada aliás.

Use-a apenas se já tiver prática e experiência com pintura. Caso seja esse o caso, com ela é possível obter efeitos muito bonitos e sem igual.

Tinta para tecido

Como o próprio nome diz, esse tipo de tinta é de uso exclusivo para tecidos porque não sai durante as lavagens.

De fácil utilização, é uma boa pedida para trabalhos alternativos, que envolvam roupas ou tecidos em geral.