Resolução de Problemas

Em quase todo momento da nossa vida usamos números naturais para adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir. E em várias situações vamos nos deparar com problemas matemáticos. 

Você já sabe fazer corretamente as contas, mas só isso não é o suficiente. Antes de resolvermos situações-problema precisamos saber quais operações vamos usar. 

Quando temos um problema ele deve ser lido com muita atenção e analisado, para podermos identificar o que é dado e o que é pedido.

Sugestão de planejamento para resolução de um problema 

1º Ler atentamente o enunciado identificado: * os dados fornecidos
* o que é solicitado 

2º Planejar o trabalho, observando: * os cálculos necessários para se chegar à resposta
* se necessário traçar algum esquema ou figura auxiliar
 

3º Executar cuidadosamente o planejamento estabelecido, sem esquecer nenhum detalhe. 

4º Pensar se o caminho utilizado neste problema pode ser empregado em algum outro. 

Acompanhe este problema: 

1) Uma loja de roupa feminina colocou as blusas em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando R$ 25,00. Sendo assim, calcule quanto Marcela gastará comprando as blusas, e quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra. 

Neste caso você terá que fazer duas contas, primeiro você precisa saber o valor da compra. 


25
x12
____
1 50
25+
____
300

Marcela gastou R$ [R] reais para fazer esta compra.

Agora que você já sabe o valor da compra você precisa saber, quantas notas de 50 Marcela gastou, então divida o valor da compra por 50.

Marcela usou  notas de R$ 50,00 reais para fazer esta compra. [R]

Agora faça você este problema: 

1) Uma escola tem 330 alunos. Foi feita uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira que eles mais gostam, e foram adquiridos os seguintes dados: 

* 110 gostam de brincar de esconde-esconde;
* 90 preferem brincar de pega-pega;
* O restante gosta de pular corda.
 

Sendo assim, calcule quantas crianças gostam de brincar de pular corda? 

* Para resolver este problema você precisa primeiramente somar a quantidade de crianças que gostam de esconde-esconde com a quantidade que gosta de pega-pega. 

110 + 90 = [R]

* Depois você subtrai o total de alunos com o resultado da primeira conta. 

330 – [R] =  [R]

* O resultado será a quantidade de alunos que gostam de pular corda. 

Resposta: crianças gostam de pular corda. [R]

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