Você sabe o que é a coluna vertebral?

Você sabia que em pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor nas costas afeta 90% da população em todo o mundo? Essa é a segunda reclamação mais atendida nos consultórios médicos. Dessa forma, devemos ter mais atenção a nossa coluna vertebral. Mencionaremos os cuidados e a prevenção que devemos ter para evitarmos algumas doenças e para que possamos ter maior qualidade de vida com o passar do tempo.

O que é a coluna vertebral?

A coluna vertebral é uma das características dos animais vertebrados. Todos os seres vertebrados a possuem, pois faz parte da estrutura corporal. No ser humano, a coluna vertebral é dividida em coluna cervical (pescoço), coluna torácica (tórax), coluna lombar (cintura), sacro e cóccix (formado por quatro pequenos ossos).  A coluna vertebral também é conhecida como espinha dorsal e compreende a região do crânio até a pelve.

 

Função da coluna vertebral

A funcionalidade da coluna vertebral está ligada à nossa mobilidade sobre vários aspectos:

Problemas na coluna vertebral

Fique atento com as dores na coluna! De acordo especialistas alguns problemas que podemos ter pode ser associados à má formação da coluna e deformidades (cifoses e escolioses), assim como problemas congênitos e reumatológicos (artrite e reumatoide) que afetam homens e mulheres. Outros são associados a doenças degenerativas (envelhecimento natural da coluna) e ainda a traumatismos decorrentes de fraturas.

As doenças degenerativas são ocasionadas, geralmente, com o envelhecimento natural da coluna vertebral, tendo como seu principal fator a idade, porém também podem ocorrer por vários outros motivos como má postura, sobrecarga das articulações, sedentarismo, tabagismo, vícios de postura, atividades físicas de grande impacto e sobrecarga de peso (obesidade). Essas doenças são conhecidas como osteófitos, popularmente, conhecidos como bico de papagaio, e outras doenças como hérnia de disco.

Prevenção

Como em qualquer doença o melhor remédio é a prevenção. Vamos conferir algumas dicas de prevenção!

Pela Web

Sair da versão mobile