Enxaqueca oftálmica: o que é e como funciona?

Se você perde temporariamente a visão em um dos seus olhos e ainda sente dor de cabeça forte ou moderada, pode estar sofrendo uma enxaqueca oftálmica.

Apesar disso, é sempre preciso fazer diagnóstico, porque diversas pesquisas sugerem que, em muitos casos, os sintomas da enxaqueca oftálmica são, na verdade, devido a outros problemas, como vamos ver mais abaixo.

Saiba mais sobre a enxaqueca oftálmica, também conhecida como enxaqueca ocular ou retiniana!

O que é enxaqueca oftálmica?

A enxaqueca oftálmica causa perda temporária da visão (por cerca de uma hora), acompanhada ou seguida por uma dor de cabeça.

Na verdade, a enxaqueca oftálmica é um caso raro de enxaqueca e dor de cabeça, pois deve afetar uma em cada 200 pessoas que sofrem de enxaqueca geral.

Para saber se você sofre de enxaqueca oftálmica, a melhor opção é pedir exames para seu médico a fim de que você tenha a real certeza do que está sentindo.

Sintomas da enxaqueca oftálmica

A Sociedade Internacional de Cefaleia considera os seguintes sintomas como pertencentes da enxaqueca oftálmica:

O sintoma mais importante da enxaqueca oftálmica é a perda da visão que afeta apenas um dos olhos da pessoa. Portanto, não confunda com enxaqueca com aura, que pode afetar ambos os olhos.

Causas da enxaqueca oftálmica

Os especialistas ainda não sabem ao certo quais as verdadeiras causas da enxaqueca oftálmica, mas o problema pode estar relacionado a:

No diagnóstico da enxaqueca oftálmica, o médico vai tentar excluir problemas que causam sintomas semelhantes à essa doença para ter certeza que você está a sentindo, como:

Tratamento da enxaqueca oftálmica

Um tratamento convencional da enxaqueca oftálmica vai incluir aspirina, medicamentos usados para tratar a epilepsia, antidepressivos tricíclicos e beta-bloqueadores.

Pela Web

Sair da versão mobile