Aspectos estilísticos

1Os românticos abandonam a forma fixa (raros os sonetos, odes, oitavas e etc.), abandonam o uso obrigatório da rima e acabam valorizando o verso branco, negam os gêneros literários em que abandonam o tradicional, fazendo com que alguns gêneros não fizessem mais parte de suas produções: a tragédia e a comédia, para em seguida irem surgindo outros como o drama, o romance de costumes entre outros.

Para os românticos, um grande acontecimento foi o enriquecimento da Língua Portuguesa, com a incorporação de neologismos e a aproximação entre a Língua Literária e a Língua oral e coloquial.

A liberdade de criação, o modo de expressão livre é a principal regra das três gerações do Romantismo. Algumas características passam a ser marcantes nesta escola:
• Liberdade de criação e de expressão
• Nacionalismo
• Historicismo
• Medievalismo
• Tradições populares
• Individualismo, egocentrismo
• Pessimismo
• Escapismo
• Crítica social

As tendências também passam por diferentes espaços e formas de representação.
Nacionalismo, historicismo e medievalismo: quando se exalta do valor do herói nacional algum tipo de influência para a literatura. O passado histórico está sendo representado especialmente por figuras heroicas do período medieval.

Tendências

Folclore: há toda uma valorização da fonte popular, especialmente a folclórica. O autor romântico busca se inspirar na narrativa oral e na canção popular como forma de mostrar sua admiração por uma narrativa oral que valorize a canção, o nacional, o ideal do país.

Confessionalismo: o sentimento pessoal do autor é expressado em sua obra. Seus momentos de vida são retratados como parte de suas produções. Ele não se envergonha de se revelar em seus escritos.

Pessimismo: o Lord Byron é um dos representantes do pessimismo romântico. A melancolia dos autores era evidente em diferentes espaços da literatura. O sentimento individual, um certo egocentrismo se fazia até mesmo parecer doentio no meio em que tais figuras não conseguiam se adaptar. Daí viverem sozinhos ou até mesmo preferirem a morte.

O chamado “mal do século” ou tédio para a vida levava a algumas características:
– ambientes exóticos ou passados misteriosos.
– narrativa fantástica (que envolviam aspectos sobrenaturais)
– mortes (como última alternativa)

Crítica Social: os românticos poderiam assumir um tipo de caráter mais combativo, alguns se opunham ao regime vigente. Esses traços foram observados especialmente na Terceira Geração do romantismo.

Pela Web

Sair da versão mobile