Verbos – Presente, pretérito e futuro

Se você ler as seguintes frases: “Pedro bateu na porta”, “A menina está impaciente” e “ Ainda não choveu essa semana”.

As palavras “bateu”, “possui” e “choveu” são verbos que utilizamos para expressar uma determinada ação. Vamos entender melhor o que é o verbo?

O que é verbo?

O verbo é uma palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza. Assim, cada um expresso acima representa uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza.

Ele pode expressar uma ação ou estado em diferentes tempos. Assim dizemos que existe o tempo presente, passado e o futuro. Alguns verbos: andar, correr, brincar, amar, aprender, estudar, comer, pular, ter, ser, cantar, entre muitos outros.

Verbo no presente

Observamos as seguintes frases:

Os verbos “prepara” e “come” indicam ações que acontecem no momento em que as frases são ditas, ou seja, naquele momento presente. Assim, entendemos como tempo presente a ação que acontece no momento em que falamos.  Exemplos:

Verbo no pretérito

Observamos as seguintes frases:

Todas essas situações ocorrerem ontem, portanto é uma ação que já passou. Sempre para contarmos o que se passou ou o que realizamos usamos o verbo no passado. Esse passado recebe o nome de pretérito. Exemplos:

Ela ESTUDOU ontem.

Verbo no futuro

O futuro indica um tempo que ainda não aconteceu. Vamos observar o texto abaixo:

Amanhã, quando me levantar, tomarei um delicioso café da manhã com meus pais e sairei para a minha caminhada. Quando voltar, almoçaremos todos juntos e comemoraremos o “Dia dos Pais” com muito carinho e alegria.

Observando o texto podemos notar que as ações ainda não ocorreram, mas que ocorrerão no futuro. Portanto o verbo no futuro indica uma ação que ainda não foi concretizada, pois ainda irá acontecer. Exemplos:

Agora que já entendemos a conjugação dos verbos podemos praticar com nossos amigos.

Pela Web

Sair da versão mobile