Vida política de Eduardo Suplicy

Com as eleições se aproximando, muitas dúvidas pairam na cabeça da maior parte dos eleitores, afinal de contas, votar ficou difícil demais, com tantos esquemas de corrupção e com tantos nomes novos surgindo para figurar no já turbulento cenário político brasileiro.

Pois uma opção para muitas pessoas pode ser apostar em um nome mais tradicional, que está mais presente no cenário político nacional há mais tempo, e dentre estes nomes, um dos mais lembrados é o de Eduardo Suplicy, que mais uma vez tenta se reeleger senador da república por São Paulo.

Mas você sabe exatamente tudo de importante sobre a vida política de Eduardo Suplicy? Pois se a resposta for negativa, leia este artigo com atenção, pois nele daremos algumas informações importantes sobre ela.

Início de Eduardo Suplicy

Eduardo Suplicy iniciou sua carreira política em 1978, em pleno Regime Militar, quando se elegeu deputado estadual em São Paulo pelo antigo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

No ano de 1982 ele se elegeu deputado federal pelo recém criado PT (Partido dos Trabalhadores), que ajudou a fundar em 1980 e do qual viria a ser um dos nomes mais emblemáticos.

Em 1985, lançou candidatura pela prefeitura de São Paulo, mas acabou derrotado por Jânio Quadros, fato que se repetiu em 1992, quando foi derrotado pelo icônico Paulo Maluf.

Entre estas duas candidaturas outra derrota, na candidatura para o governo do estado de São Paulo, em um pleito que foi vencido por Orestes Quércia.

No entanto, em 1988, Eduardo Suplicy acabou sendo o vereador de São Paulo mais votado nas eleições daquele ano, sendo que ele veio a ocupar a cadeira de presidente da Câmara Municipal nos anos de 1989 e 1990.

Senador Eduardo Suplicy

Apesar das muitas derrotas para cargos do executivo nas esferas municipal e estadual e das vitórias para cargos do legislativo no âmbito municipal, estadual e federal, Suplicy viria mesmo a se tornar conhecido do Brasil inteiro, especialmente da população paulista a partir de 1991, quando passou a ocupar o cargo de senador da república por São Paulo pela primeira vez.

Portanto, Eduardo Suplicy já atua como senador da república a mais de 20 anos (23 anos, para ser mais exato), sendo que em todas as eleições para este cargo foi candidato pelo PT.

Sua atuação sempre foi pautada pela tentativa de aprovar o projeto Renda Básica de Cidadania, que visa garantir um rendimento igualitário a todos os cidadãos brasileiros de modo incondicional.

Em 2004, seu projeto finalmente foi aprovado pela Lei 10.835, que instituiu a Renda Mínima, mas o fato é que o projeto ainda carece de uma regulamentação para ser implementado de fato.

Pela Web

Sair da versão mobile