Propostas dos presidenciáveis para a Educação

Os investimentos na Educação nacional são medidas essenciais para aumentar a qualidade de ensino em nossas escolas. Visando a implantação de novos sistemas de ensino nas escolas brasileiras, melhorias nas condições de trabalho de professores, entre outros, várias das propostas investidas pelos candidatos à Presidência da República prometem melhorias no ensino nacional. Confira alguns dos pontos mais fortes dentro de cada campanha, no setor da Educação:

Aécio Neves

Entre as principais propostas do candidato tucano, estão a universalização da educação básica dos quatro aos 17 anos, o incentivo para melhorar a formação, a carreira e a remuneração dos professores, a modernização dos equipamentos escolares, o aprimoramento do ENEM e o destino de 10% do PIB para a área.

Dilma Rousseff

A candidata petista promete focar na transformação da qualidade de ensino, destinando recursos originários da exploração do petróleo para o setor. Destaca em sua proposta de governo a ampliação de creches, a qualificação da rede de ensino integral, mudanças curriculares na grade escolar, mecanismos de valorização dos professores e a concessão de mais 100 mil bolsas do programa Ciência sem Fronteiras.

Eduardo Jorge

O candidato do PV promete buscar mais recursos para as políticas de educação, remanejando o orçamento com uma reforma tributária e cortes de gastos, que favorecerão também ao setor da saúde. Jorge pretende realizar concursos para valorizar o profissional da educação e rever o currículo do ensino fundamental, incluindo disciplinas como observação da natureza e música.

Eymael

O candidato do PSDC promete investimentos para o ensino fundamental do país, garantindo enquadrar o ensino nacional nas recomendações da ONU. Também pretende informatizar as escolas, promover o ensino integral e ampliar as vagas em cursos técnicos e profissionalizantes.

Levy Fidelix

Levy, do PRTB, promete implantar a informatização das escolas, com internet banda larga em todos os municípios, além de reestruturar cargos e salários dos professores.

Luciana Genro

A candidata do PSOL afirma que fará uma ampliação gradual dos investimentos públicos, universalizando o acesso a todos os níveis de educação de forma gratuita pelas instituições públicas.

Marina Silva

A candidata do PSB promete inovar na educação pública, promovendo mudanças curriculares, de metodologia e a organização e formato das escolas. Mariana também trabalhou estabelecendo metas para o combate ao analfabetismo e para transformar o programa Mais Educação.

Mauro Iasi

O candidato do PCB pretende priorizar a educação pública, garantindo qualidade e gratuidade em todos os níveis, defendendo a “não mercantilização” do setor.

Pastor Everaldo

Pastor Everaldo, do PSC, acredita na reforma da educação dentro de métodos de descentralização da gestão, com melhorias em certas disciplinas da grade curricular e a expansão do programa Prouni para o ensino médio, fundamental e infantil.

Rui Costa Pimenta

O presidenciável do PCO defende a estatização de escolas privadas, garantindo a autonomia escolar e a reabertura de escolas e salas de aula fechadas, além de prometer fixar um salário que atenda às necessidades do professor.

Zé Maria

Zé Maria, do PSTU, promete garantir 10% do PIB para a educação, investindo no Plano Nacional de Educação do Governo brasileiro.

Pela Web