Dia do Professor – 15 de Outubro

Professor ou docente é aquele profissional qualificado para ensinar uma arte, alguma atividade, uma ciência ou língua. O professor é a figura mais importante para a formação de um indivíduo.

Ser PROFESSOR é uma das profissões mais antigas da humanidade, sendo a precursora de todas as outras. Até Platão, em seu livro A República já retratava a importância do professor para a formação do cidadão.

Mas, é importante lembrar que o papel do professor é bastante diferente do papel do pai, pois hoje muitos confundem tais funções! A do pai e mãe (ou responsável) é ensinar, formar um profissional, já a dos pais, é educar para a vida. Ensinando noções básicas de educação.

O professor desempenha o papel importantíssimo em outros países, sendo que em cada um deles, o método de ensino e de profissão são diferenciados:

O profissional

Para se tornar um professor, seja de qualquer área, é necessário fazer uma faculdade com habilitação em Licenciatura Plena, escolhendo a partir daí matérias voltadas a área pedagógica.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para professores (qualificados) é bastante amplo. As principais matérias escolares são (a partir da 5ª série): História, Geografia, Inglês, Português (Gramática, redação e literatura), Ciências (física, química e biologia), matemática e para cada uma delas existe um profissional específico para lecionar.

Já os professores de educação infantil como os pedagogos, o ensino é um pouco diferente, pois insere somente algumas matérias voltadas exatamente ao público infantil.

Salário

O piso salarial de um professor no Brasil ainda não é um dos melhores, sendo ele de R$ 1.024. Para a CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação -, esse valor deveria ser de R$ 1.312.

15 de outubro

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras“.

Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Mas, somente depois de 120 anos, aconteceu a primeira comemoração ao dia dos professores. Na rua Augusta 4 (quatro) professores tiveram a ideia de organizar uma pequena parada para descansar. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

Essa comemoração repercutiu pelo país até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Pela Web