Vestibular 2023 da Fuvest terá mudanças

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) confirmou no final da semana passada algumas alterações que serão feitas para o processo seletivo vestibular 2023, feito para ocupar as vagas na Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a instituição responsável peal seleção, foram aprovadas três mudanças que terão um impacto significativo na seleção de uma forma geral.

Confira as alterações:

Mudanças na forma de classificação dos aprovados

Todos os candidatos inscritos para um curso, independentemente da categoria em que se inscreveram (Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) serão classificados de acordo com sua nota no vestibular. As vagas serão preenchidas na seguinte ordem: Ampla Concorrência, depois as vagas para Escola Pública, seguindo os critérios para essas vagas, e só depois as vagas para PPI.

A mudança foi defendida pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, que afirma que a mudança aprimora a política de ações afirmativas da USP ao pretender uma configuração do corpo discente mais próxima da realidade social brasileira.

Implementação de Comissão de Avaliação de Candidatos PPI

A partir do processo seletivo da FUVEST 2023 será implementado uma comissão que terá como principal objetivo fazer a verificação da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI).

A comissão terá como principal objetivo identificar possíveis casos de fraude antes da confirmação da matrícula. A composição da comissão e os critérios para a verificação da autodeclaração ainda serão definidos pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.

Exigência de comprova de vacina

Os organizadores do processo seletivo também confirmaram a obrigatoriedade da apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e doses de reforço para os calouros.

Cronograma do Vestibular da Fuvest 2023

O cronograma do processo seletivo da Fuvest para o ano de 2023 já havia sido divulgado anteriormente, com as inscrições sendo abertas no dia 15 de agosto e indo até o dia 23 de setembro. As provas da 1ª fase estão previstas para acontecer no dia 4 de dezembro e as provas da 2ª fase estão previstas para acontecer nos dias 8 e 9 de janeiro.

Os candidatos para cursos que exigem provas de habilidades específicas devem fazer esta etapa entre os dias 11 e 14 de janeiro. Já a lista com a 1ª chamada deve ser publicada no dia 30 de janeiro.

Pela Web