USP mantém patamar de cinco anos atrás em ranking mundial

Recentemente a Universidade de São Paulo USP é a 121ª melhor universidade do mundo, conforme a edição de 2017-2018 do chamado World University Rankings, este que é realizado anualmente junto do Instituto QS e divulgado na última quinta feira 07/06. Esta instituição ficou estagnada em comparação ao ano passado, quando ficou na 120ª colocação. Essa sem dúvida foi a melhor posição da história da USP conquistada depois de anos de quedas seguidas. A Universidade Paulista, porém, não se distanciou da posição há cinco anos quando foi classificada como a 127ª melhor instituição do mundo.

Além disto, a USP ainda se mantém no posto de melhor universidade brasileira no ranking, mas há três anos seguidos não é mais a melhor da américa Latina. Esta posição foi ocupada pela Universidade de Buenos Aires, onde há cinco anos ocupa a posição 209 mas depois de evoluir a cada ano chegou em 2017 a posição de número 75, quase 50 á frente da USP.

Conforme alguns dados do instituto a UBA está mais avançada principalmente quando o quesito é a sua internacionalização. Com isto do total de estudantes matriculados, pelo menos 20% são estrangeiros e 81% deles estão em graduação. O percentual é algo semelhante aos docentes, pelo menos 19% deste total de professores da Universidade Argentina acabaram vindo de outros países. Estes números na USP são mais modestos, conforme dados da           QS, apenas 2086 estudantes estrangeiros estão matriculados na USP, e 83% deles eram os cursos de pós produção. O que equivale a pelo menos 3% do total de alunos, entre os professores, os dados mostram que é apenas 5% dos que dão aulas na USP são estrangeiros.

Pela Web

Sair da versão mobile