Unicamp vai adotar cotas em colégios técnicos a partir de 2021

A Unicamp, através do seu Conselho Universitário, aprovou a proposta para implementar o sistema de cotas étnico-raciais e para alunos oriundos de escolas públicas nos vestibulinhos dos Colégios Técnicos de Campinas (Cotuca) e de Limeira (Cotil). De acordo com o texto que foi aprovado, 70% das vagas será destinado aos alunos vindos da rede pública de ensino.

Além disso, 35% do total das vagas que serão abertas nas instituições de ensino serão destinadas a alunos pretos, pardos ou indígenas, preferencialmente vindos também de escolas públicas. A medida terá validade já para o processo seletivo vestibulinho do ano de 2021.

De acordo com Teresa Meloni Rosa, diretora executiva do Ensino Pré-Universitário da Unicamp, logo após a universidade adotar as cotas no vestibular para os cursos de graduação, as equipes dos colégios sentiram-se incentivadas a elaborar propostas para estender as medidas aos ensinos médio e técnico.

Ela conta que as discussões tiveram início em 2018 e foram iniciadas no Cotuca, que já adotava a bonificação por pontos PAAIS na seleção, e depois foi levada ao Cotil. “Tivemos muita segurança para ser uma proposta que pudesse ser implementada já em 2021. Estamos muito satisfeitos com o resultado, porque partindo de uma proposta amadurecida, a chance de dar errado é bem pequena”, analista a professora.

De acordo com a proposta, os candidatos serão classificados em uma lista única de cada curso e convocados segundo a ordem de classificação em três grupos: primeiro, 35% das vagas (14 de 40) preenchidas, na ordem de classificação, por alunos identificados como pretos, pardos e indígenas e, preferencialmente, também vindos da escola pública.

Completadas essas vagas, serão convocados outros 35% (14 de 40), também na ordem de classificação, pelos alunos identificados como EPu, independentemente da raça/etnia. Finalmente, o terceiro grupo terá 30% das vagas (12 de 40) preenchidas por alunos em ampla concorrência, convocados também pela ordem de classificação.

Pela Web