UFSC e UFFS anunciam vestibular unificado para 2020

Duas instituições federais que estão sediadas no estado de Santa Catarina anunciaram uma nova modalidade de provas para o ano de 2020, com um teste integrado. As Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e da Fronteira Sul (UFFS) aplicarão o Vestibular 2020 juntas, com a mesma prova.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelas instituições envolvidas, a seleção dessa forma vai acontecer em caráter de teste, que será posteriormente avaliada. Caso o resultado seja visto de uma forma positiva, o modelo poderá acabar sendo mantido para os anos seguintes.

Segundo nota da UFFS, a instituição destinará 30% de suas vagas para ingresso pelo Vestibular 2020 da UFSC. Os demais 70% continuam pelo ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Com o processo acontecendo de forma integrada, no momento da inscrição os candidatos terão que escolher para qual universidade pretendem concorrer (UFSC ou UFFS). Já a prova em si deve seguir os mesmos modelos que já foram adotados pela Federal de Santa Catarina.

Outra mudança que foi anunciada para este processo seletivo foi a ampliação dos locais que receberão as provas, já que o Paraná e o Rio Grande do Sul contam com unidades da UFFS e também receberão as provas. Ou seja, candidatos que moram nestes outros estados poderão indicar unidades do UFFS para realizar o vestibular.

Por enquanto, ainda não foram confirmadas as datas para que o processo seletivo aconteça. Apenas existe um cronograma que prevê o lançamento do edital em agosto, e as provas acontecendo no início do mês de dezembro.

Pela Web

Sair da versão mobile