Ufrgs afirma que vai aumentar para 40% as vagas reservadas para ações afirmativas

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul anunciou que vai mudar alguns percentuais relacionados as vagas de aulas oferecidas para os alunos do Sul do Estado e das demais regiões do Brasil que vão para o RS em busca dos cursos de excelência oferecidos pela instituição. De acordo com as informações que forma divulgadas, o percentual de vagas oferecidas através das chamadas ações afirmativas será de 40%.

As ações afirmativas fazem parte de um conjunto de políticas públicas para proteger minorias e grupos que, em uma determinada sociedade, tenham sido discriminados no passado. A ação afirmativa visa remover barreiras, formais e informais, que impeçam o acesso de certos grupos ao mercado de trabalho, universidades e posições de liderança.

Divisão de vagas

Os alunos que prestam vestibular para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul podem entrar na instituição utilizando a sua nota e o seu desempenho no ENEM, neste caso entrando pelo SISU, ou podem entrar pelo vestibular convencional.

Dentro de cada uma destas modalidades, 40% das vagas serão destinadas a entrada através destas ações afirmativas, enquanto que 60% do restante é destinado ao acesso universal.

De acordo com a instituição, esta alteração foi feita como parte dos esforços que a instituição está fazendo para conseguir se adequar à Lei Federal nº 12711/2012, que exige ampliação gradual do índice de vagas reservadas para 50% até 2016 em todas as instituições federais de ensino.

Mais informações estarão disponíveis no edital de seleção, que deverá ser lançado em breve pela instituição.

Pela Web