UFMT terá cerca de 5 mil vagas no SiSU 2022/1

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) anunciou nesta semana que terá uma oferta de 4.951 vagas que serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2022/1). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, o termo de adesão com o detalhamento das oportunidades por modalidade, curso, unidade acadêmica e as regras do ingresso já foram disponibilizados para os estudantes.

Do total de vagas que serão disponibilizadas através deste processo seletivo, 2,493 oportunidades serão destinadas apenas para estudantes que possam entrar como cotistas. Para essa categoria, os alunos devem ter feito o ensino médio completo em escolas públicas. Dentro dessa cota, existem vagas específicas para pessoas pretas, pardas, ou indígenas. Além disso, também foram previstas costas para alunos de baixa renda e portadores de deficiência.

Além das vagas que foram disponibilizadas pelas cotas, a instituição ainda terá 10 vagas destinadas exclusivamente a estudantes que estejam surdos e que desejam entrar no curso de Letras / Libras, oportunidades que integram as ações afirmativas da própria universidade.

Outras instituições

Outras instituições públicas do Mato Grosso também já confirmaram a sua participação no SiSU 2022/1, apesar de ainda não terem divulgado os seus termos de adesão. O IFMT deve oferecer 70% do total de vagas utilizando o programa do governo. Já o restante será preenchido mediante Vestibular tradicional.

Já a Unemat deve utilizar o SiSU como forma de ingresso para todas as vagas previstas no primeiro semestre letivo.

Pela Web