UERJ adiará início das aulas por atraso no pagamento dos funcionários

Os alunos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro vão demorar mais tempo para conseguirem retornar para as aulas. A instituição decidiu adiar o início do calendário letivo para o próximo dia 9 de março. O motivo é a paralização dos prestadores de serviços terceirizados. A classe reclama que não está recebendo os pagamentos em dia.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, a medida foi tomada principalmente para que a direção consiga normalizar serviços que são considerados essenciais para o funcionamento da Universidade mas que estão parados devido a paralisação, como a limpeza.

Os funcionários reclamam que ainda não receberam os pagamentos dos salários dos meses de janeiro. As empresas responsáveis pelo fornecimento deste serviço afirmam que não receberam os repasses da instituição. Já a UERJ afirma que os pagamentos referentes aos meses de outubro e novembro já foram realizados em Janeiro, e que o pagamento do mês de dezembro está previsto para acontecer neste mês.

Falta de verbas

Em nota, o reitor da Universidade, Carlos Levi, afirma que a UFRJ está passando por uma grande crise, e que está sendo muito difícil conseguir encontrar todo o dinheiro necessário para honrar com os seus compromissos financeiros.

“Em virtude do orçamento da União para 2015, não ter sido aprovado, a universidade tem recebido recursos do Governo Federal em parcelas mensais, correspondentes a apenas 1/18 do orçamento proposto para este ano. No ano passado, deixaram de ser repassados à UFRJ quase R$ 60 milhões, cerca de 20% de nosso orçamento. Assim, a reitoria tem mantido contato permanente com o MEC (Ministério da Educação), para garantir a liberação de recursos necessários a nossa universidade”, disse.

O reitor informou ainda que os serviços terceirizados acabaram sendo os mais afetados pois correspondem a cerca de metade do orçamento anual de custeio que a instituição dispõe.

De acordo com relatos de estudantes da UERJ, durante o ano diversas vezes os funcionários sofreram com o atraso nos pagamentos.

Pela Web

Sair da versão mobile