Suécia oferece 900 bolsas de estudos para brasileiros

A Suécia está oferecendo uma série de bolsas de estudos para os brasileiros que desejam passar um tempo no país. Representantes de sete universidades suecas e de empresas – como a Volvo, a Scania e ABB – estiveram em São Paulo (SP) na Feira de Carreiras Suécia-Brasil, um dos eventos integrantes do ciclo das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, que é uma das principais plataformas dessa parceria, que vem desde 1999.

Os estudantes interessados podem encontrar duas modalidades diferentes de estudo na Suécia: programas de estudo e bolsas de estudo. São cerca de 28 instituições suecas, todas elas de ensino superior, que oferecem anualmente cerca de 800 programas de estudo e também 900 bolsas para mestrado para estrangeiros. Dentre os cursos que são oferecidos estão os de nanotecnologia, tecnologia da informação, entre outras áreas ligadas a inovação.

Para começar a procurar pelas oportunidades, os candidatos podem acessar o site Study in Sweden. Na plataforma é possível encontrar todos os cursos que são oferecidos, bem como as informações necessárias que vão permitir que os alunos morem e estudem na Suécia.

Depois, os candidatos devem se inscrever nos cursos que escolheram através do site University Admissions. Depois, os candidatos poderão solicitar a bolsa. É importante ressaltar que as instituições não fazem anúncios das bolsas. O aluno é quem solicita e a universidade avalia se concede e o que concede. É possível tentar bolsas simultaneamente em até quatro universidades que vão responder com as ofertas de bolsa.

As bolsas variam bastante, sendo que elas podem chegar a 100% dos cursos. Neste caso, os estudantes pagam apenas a hospedagem e outras despesas. Existem também as bolsas parciais, que custeiam 50% do valor do curso.

Pela Web