Site do Fies está fora do ar para novas inscrições

O Ministério da Educação tirou o site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do ar para novas inscrições. De acordo com informações que foram confirmadas pelo secretário-executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa, o sistema deverá ser reestabelecido “em breve”. Um dos motivos para a interrupção nas novas inscrições é a adequação as novas regras, que exigem uma nota mínima do candidato ao financiamento no ENEM.

As instituições de ensino estão questionando este novo sistema que exige a participação e a nota mínima dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio. Até o ano passado qualquer estudante que se encaixasse nos pré-requisitos financeiros poderia pedir o financiamento. Quando as mudanças foram anunciadas, no último dia 29, o site de cadastro acabou sendo removido.

O site deverá retornar após a equipe técnica preparar os aprovados no Prouni, mas os representantes do Ministério não definiu uma data.

Redução das matrículas

Segundo um levantamento feito pelas instituições de ensino privadas, esta nova exigência deverá reduzir em cerca de 20% o número de matrículas com o financiamento. Existe ainda uma tentativa das instituições de ensino em derrubar na justiça esta decisão.

“Está restringindo o acesso do aluno, desse encontro entre aluno e instituição privada, para realizar o acesso a educação desse aluno”, afirmou o advogado Diego Muñoz, que representa a Federal Nacional dos Estabelecimentos de Ensino Particulares (FENEP), em entrevista recente.

Já o Ministério da Educação defende as alterações com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino no país de um modo geral.

Pela Web