Secretários de Educação pedem adiamento do Enem 2020

Na mesma semana que o Ministério da Educação e o Inep confirmaram a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 nas datas previstas no começo do ano, secretários de educação emitiram uma nota pedindo que a realização da prova seja adiada. O motivo é a crise do novo coronavírus que está obrigando milhões de estudantes a ficarem em casa, sem aula.

A nota foi emitida através do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). No texto, a entidade critica o calendário em consequência da paralisação das aulas escolares. O conselho tem que exista uma grande desigualdade na hora de fazer a prova entre os alunos que estão conseguindo manter as atividades escolares de alguma forma, na modalidade a distância, por exemplo, e aqueles que não estão conseguindo estudar.

Um dos trechos da nota emitida pelo Conselho diz o seguinte:

“O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) manifesta profunda preocupação quanto às datas divulgadas, uma vez que estão suspensas as aulas nas escolas em todo o território nacional, bem como pelos prejuízos para os estudantes, especialmente de escolas públicas. Não há dúvidas de que os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio são os que sofrem o maior impacto. Por isso, a importância do diálogo e do olhar para os mais afetados neste difícil momento de pandemia do COVID-19.”

A entidade pede ainda que o Ministério da Educação espere acabar o período de pandemia e suspensão de aulas para poder definir novas datas para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020.

Outras entidades também acabaram se manifestando contrários a realização do Enem nas datas previstas, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). As entidades afirmam que manter o atual cronograma de realização do Enem é uma falta de sensibilidade com os estudantes que não possuem condições de ter aulas à distância.

Pela Web