Publicado edital definitivo do SiSU 2022/1

Foi publicado nesta semana o edital final do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente as vagas do 1º semestre deste ano de 2022. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e traz o cronograma completo do processo seletivo para as vagas que serão oferecidas através desta seleção. Além disso, o documento também conta com todas as regras para a seleção deste primeiro semestre.

Confira aqui o edital do SiSU 2022/1

Quando será a inscrição para o SiSU 2022/1

De acordo com o cronograma completo que foi publicado no Diário Oficial da União, os candidatos interessados em obter uma das vagas oferecidas neste processo seletivo deverão se inscrever entre os dias 15 e 18 de fevereiro. Lembrando que, seguindo o formato de edições anteriores, os candidatos poderão se inscrever em qualquer data dentro do prazo, e também alterar as suas preferencias de cursos até o fechamento das inscrições.

Quando sairá o resultado do SiSU 2022/1

A primeira chamada regular dos aprovados neste processo seletivo está prevista para ser publicada no dia 22 de fevereiro. Será publicada apenas uma chamada regular. Depois disso, aqueles candidatos que não forem chamados deverão manifestar interesse de participar da lista entre os dias 22 e 28 de fevereiro.

Quem pode participar do SiSU 2022/1

Poderão participar da seleção aqueles candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Além disso, os candidatos também não podiam ter tirado uma nota zero na prova de redação do Enem.

No momento da inscrição, os candidatos poderão escolher entre duas opções de curso/turno/instituição e deverão escolher a modalidade em que seus perfis se encaixam: ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas. As modalidades de inscrição funcionam da seguinte forma:

Ampla concorrência: A ampla concorrência é destinada à população em geral, independente do local de estudo ou renda.

Lei de Cotas: As instituições federais são obrigadas a reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.

Ações afirmativas: Modalidade de cotas facultativa na qual a reserva de vagas fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, as oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros.

Pela Web