Prova do Enem começa a ser distribuída nos estados brasileiros

O grande esquema de logística que permite a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil inteiro começou no final da semana passada, com o começo da distribuição das provas nos estados do país. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a distribuição das provas começou na última sexta-feira, dia 4 de outubro.

Os cadernos com as provas estavam concentrados no 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, em Osasco (SP) e 408 mil impressões já saíram com a escolta da Polícia Militar para serem entregues na Bahia e no Pará. Este é apenas o começo do grande esquema de distribuição que prevê a distribuição de 10,2 milhões de provas no Brasil inteiro, para atender a mais de 5 milhões de estudantes inscritos.

De acordo com o Inep, todas as provas que serão utilizadas nesta edição do ENEM já foram impressas. “O Enem envolve o país inteiro, é um projeto nacional. São milhares de participantes que contam com a gente, que esperam uma boa prova, um bom ambiente para aplicarmos essas provas com segurança”, conta Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Grande parte do esquema de segurança do Enem fica sob responsabilidade do exército. Até o dia das provas, elas ficam guardadas sobre a vigilância militar, sendo encaminhadas para os locais de aplicação das provas somente na manha dos exames. Os malotes com as provas podem ser abertos apenas a partir das 13 horas, após o fechamento dos portões.

O Inep também afirmou que, neste ano, houve um aumento da parceria da entidade com a Polícia Federal para que o Serviço de Inteligência pudesse trabalhar em prol da segurança do exame. Além deles, outros órgãos também fazem parte do processo operacional, entre eles, neste ano, estão a gráfica Valid S/A, Fundação Cesgranrio, Correios e a Secretaria de Operações Integradas.

Pela Web

Sair da versão mobile