Projeto prevê suspensão do pagamento do Fies durante pandemia

Um projeto de lei teve o seu texto aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, dia 23, que prevê a suspensão do pagamento das mensalidades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelos próximos dois meses em função da crise financeira causada pela pandemia do novo coronavírus.

O texto que foi aprovado na câmera foi o chamado texto-base. Para concluir o processo, os parlamentares ainda precisam analisar sugestões que propõem modificar pontos da proposta. Isso deve acontecer na próxima sessão, prevista para acontecer terça-feira, dia 28. Depois disso, o texto ainda deve ser encaminhado para o Senado.

O programa do governo federal é destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em faculdades particulares. Pela proposta, estudantes adimplentes ou com atrasos de no máximo 6 meses são beneficiados. Pela justificativa do autor, deputado Denis Bezerra (PSB-CE), as consequências econômicas causadas por situações de emergência, como a pandemia, trazem dificuldades para os estudantes.

A lei prevê que a suspensão do pagamento seja realizado a partir da amortização do saldo devedor, de eventuais juros incidentes e também da quitação das parcelas oriundas de renegociações de contratos, por parte dos estudantes que são beneficiários.

Com essa medida, o governo federal deve ampliar o limite global de crédito para custear o Fies. O valor passou de cerca de R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões.

Além disso, os beneficiários também terão a oportunidade de participar de um programa de refinanciamento de dívidas. O programa deve contemplar estudantes que tenham débitos em atraso até a data da publicação da lei. O programa coloca as seguintes opções para o parcelamento das dívidas:

Pela Web

Sair da versão mobile