Programa Fies vai receber R$ 5,1 bilhões como crédito extraordinário

A presidente Dilma Rousseff anunciou esta semana, juntamente com o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, a liberação de um crédito para o Fies no valor de R$ 9,8 bilhões para o Ministério da Educação. Desta verba, mais de R$ 5 bilhões serão destinados ao Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

Este valor é considerado como um crédito extraordinário, ou seja, é um valor que está sendo liberado e que não estava previsto pelo governo federal para a pasta.

De acordo com as informações que constam no Diário Oficial da União, R$ 4,2 bilhões de todo o crédito que será destinado ao programa de financiamento do ensino superior via servir para concessão de novos contratos do programa. As outras partes deste dinheiro serão destinadas para a administração do programa, bem como a integralização das cotas do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

Inscrições

O cronograma anunciado pelo governo federal para o FIES não foi alterado, e a previsão é que as inscrições sejam abertas a partir do próximo dia 3 de agosto. Os alunos que desejam solicitar um novo contrato deverão fazer a inscrição até o próximo dia 6.

Também no dia 3 será iniciado o prazo para o aditamento dos contratos neste segundo semestre. De acordo com a administração do FIES, neste prazo também estarão inclusos os alunos que não conseguiram fazer o aditamento do seu contrato durante o primeiro semestre de 2015.

Esta será a primeira vez que os alunos deverão se inscrever no Fies em um sistema muito semelhante ao do Sisu, no qual o aluno terá que escolher uma opção de curso e de instituição de ensino. Ao final do processo de seleção o Fies terá uma lista dos selecionados, que poderão aderir ou não ao financiamento. Ao final do prazo, as vagas que não forem preenchidas voltam para uma segunda chamada.

Pela Web