Prazo para renovação dos contratos do Fies vai até dia 20 de julho

O Ministério da Educação segue prorrogando a data final para renovação dos contratos dos estudantes que participam do Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES. De acordo com a nova data divulgada pela pasta, os alunos que precisam realizar o aditamento poderão fazer até o dia 20 de julho.

A decisão com esta nova mudança de datas na renovação do contrato foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 30. Com isso os alunos vão ter mais dias para conseguir realizar o procedimento que é obrigatório. Somente depois do contrato aditado é que o Ministério da Educação realiza o pagamento das mensalidades em aberto do curso financiado pelo aluno.

Somente este ano o Ministério da Educação já alterou três vezes a data final de aditamento do contrato. A primeira data era apenas até o dia 30 de abril, que depois passou para o dia 29 de maio, 30 de junho, e por último 20 de julho.

O processo do aditamento continua sendo realizado apenas pela internet, através do site www.mec.gov.br e www.fnde.gov.br. Os estudantes deverão informar seus dados de identificação junto ao programa para conseguir dar continuidade ao processo de validação do contrato deste semestre.

Problemas

O ano de 2015 pode ser considerado, sem sombra de dúvidas, o ano mais complicado para os alunos que fazem parte do programa de financiamento e também para aqueles que esperavam ainda conseguir um contrato. Uma série de problemas técnicos acabaram atrasando todo o calendário de aditamento.

Além disso, o Ministério da Educação, pela primeira vez desde o lançamento do programa, passou a controlar a quantidade de vagas liberadas, em virtude do corte de orçamento que praticamente todos os ministérios sofreram.

Pela Web