Modalidade do Fies com juros terá mudança em 2019

O programa de financiamento estudantil do governo vai passar por algumas mudanças para este ano de 2019. As principais alterações serão feitas na modalidade que foi lançada no ano passado e que foi chamada de P-FIES, que tinha juros variáveis e estabelecidos pelos próprios bancos parceiros, na tentativa de unificar os programas de crédito oferecidas pelas próprias instituições.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, a média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será mais usada para fins de classificação, mas apenas como um requisito. O sistema irá pré-selecionar mais candidatos que o número de vagas e os primeiros que fecharem o contrato na instituição financeira ficarão com as vagas.

Um dos problemas detectados nessa modalidade no ano passado foi que a grande maioria dos alunos que eram chamados no P-FIES não fechavam contrato aguardando ser chamado nas listas de espera do FIES normal, e isso acabou gerando um número muito abaixo do que era esperado em termos de contratos assinados.

Além disso, alunos que desconheciam a nova modalidade iam ao banco achando que tinham passado no FIES, sem juro, e também desistiam. “Os estudantes não se atentam em ler o edital e o site do FIES. O Governo fez ampla divulgação e as faculdades possuem comissões que orientam os estudantes sobre o programa”, opina Alexandre Mori, gerente de financiamento do Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

De acordo com o cronograma que foi divulgado pelo Ministério da Educação, as inscrições para o Fies 2019/1 poderão ser feitas entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Serão oferecidas 100 mil vagas na modalidade sem juros e um número ilimitado de vagas no P-FIES.

Pela Web