Menos de 13% de todas as escolas de SP contam com bibliotecas

As dificuldades e a falta de interesse que muitos estudantes de nível fundamental e médio têm em relação a leitura de livros parece ser explicada pelo baixo investimento das instituições de ensino em políticas de incentivo. Uma pesquisa feita recentemente pelo Censo Escolar 2013 revela que menos de 13% de todas as escolas da rede pública do estado de SP possuem bibliotecas ativas.

De acordo com o censo, o número é ainda mais preocupante no estado de São Paulo quando a análise foca apenas nas escolas de educação infantil, com apenas 9,9% das escolas com espaço de incentivo à leitura.

Já em termos de Brasil, 28,9% das escolas públicas, tanto municipais quanto estaduais, oferece uma biblioteca equipada para os seus alunos.

Lei

Apesar dos números preocupantes, as escolas brasileiras públicas precisam cumprir uma lei federal que foi assinada em 2010 que obriga todas as instituições de ensino a oferecer uma biblioteca para os seus estudantes.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo se defende, alegando que existe um esforço para melhorar a estrutura das escolas. Também argumenta que a oferta de leitura não pode ser limitada apenas pela estrutura de biblioteca e que muitas escolas mantêm outros projetos no setor.

Pela Web