MEC quer implementar política de conteúdo digital nas escolas

O Ministério da Educação está estudando a implementação de uma grande política pública para as escolas em relação aos conteúdos digitais que poderiam ser oferecidos para os estudantes. A ideia é utilizar a força dos estudantes universitários de determinados cursos para criarem conteúdos digitais que potencializem a capacidade de aprendizado dos alunos, ao mesmo tempo que inserem eles no mundo digital.

De acordo com Maria Beatriz Luce, secretária de educação básica do MEC, a ideia é criar uma série de incentivos para que as universidades, os estudantes universitários e os grupos de pesquisa consigam desenvolver este tipo de conteúdo para os estudantes de nível fundamental. A ideia é avançar no projeto ainda este ano.

Fomento as inovações

O Ministério da Educação está preocupado em fornecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento científico e tecnológico dos estudantes e do país como um todo. A ideia é trabalhar para que as pessoas consigam também pensar em formas de inovação no campo da educação.

O projeto deve entrar na cota dos investimentos que serão possíveis a partir do Plano Nacional de Educação, que obriga a União a gastar pelo menos 10% de todo o PIB produzido na área. Com isso uma série de novos projetos que poderão acabar ganhando o incentivo do governo.

Atrasos em projetos anterior

Enquanto o Ministério da Educação está pensando em novos projetos para inserir a tecnologia no dia a dia dos estudantes  e dos professores, alguns projetos que já foram aprovados e que já deveriam estar acontecendo estão atrasados.

É o caso de um projeto que visava entregar aos professores dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, tablets que seriam utilizados dentro da sala de aula e também como forma de planejar as aulas com a tecnologia mais inserida no dia a dia deles.

Mas apesar do projeto ter sido anunciado no final do ano passado com um grande barulho do governo, o governo alega não ter previsão de quando isso vai acontecer.

Pela Web