MEC afirma que vai oferecer internet para estudantes de instituições federais

O Ministério da Educação divulgou nesta semana que firmou uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com o objetivo de oferecer internet gratuita para estudantes de famílias de estudantes de federais que tenham renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, a medida pode acabar beneficiando entre 450 mil e 1 milhão de estudantes. A previsão é de que a licitação para a contratação da empresa de telefonia que fornecerá o acesso aconteça no dia 15 de julho, e o acesso poderá ser disponibilizado a partir de agosto.

É algo que pode ser plenamente tornado disponível no início do mês de agosto. Agora, vamos depender dos resultados e das configurações que estamos preparando com as empresas de telefonia móvel”, disse o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

A internet poderá ser utilizada para que os estudantes tenham acesso a sites específicos, indicados pelas instituições. Os estudantes deverão utilizar os seus pacotes de dados próprios para chegar até o site, mas uma vez neles não serão mais cobrados. Caso o estudante não tenha um plano de dados, o ministério estuda uma forma de disponibilizar um chip para acesso à internet.

A medida faz parte de um conjunto de ações que estão sendo tomadas pelo MEC para garantir que as instituições federais possam retomar algumas atividades, mesmo que seja a distância. Sobre os residentes em áreas rurais ou sem sinal de internet, o MEC afirma que  a solução ainda seria buscar locais que tenham acesso a redes wi-fi.

Pela Web

Sair da versão mobile