Liberadas respostas dos recursos de pedido de isenção do Enem 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta semana as respostas para aqueles candidatos que solicitaram isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, mas que não tinham conseguido o benefício e que tinham entrado com recurso. As respostas podem ser conferidas diretamente na Página do Participante.

Além disso, também já podem ser conferidas as respostas dos recursos que os estudantes tiverem a justificativa de ausência negada. Essa justificativa teve que ser enviada pelos candidatos que não comparecerem nas provas do ano passado e que tinham obtido o benefício da gratuidade no ano passado.

Essa é a última etapa dessa seleção, sendo que a partir de agora os candidatos que não conseguiram o benefício não poderão solicitar novamente a isenção. Além disso, aqueles que conseguiram o benefício ainda não estão automaticamente inscritos para as provas.

Todos os beneficiados com a isenção do pagamento da taxa deverão fazer a inscrição entre os dias 10 e 21 de maio, também na página do participante. Ao final da inscrição, para os candidatos que não conseguiram o benefício, não aparecerá a opção de imprimir o boleto para pagamento, estando a inscrição automaticamente confirmada.

Puderam pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem os estudantes da rede pública, bolsistas da rede particular com renda de até 1,5 salário mínimo e inscritos no CadÚnico. Foram recebidos pelo Inep um total de 1.949.448 pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 entre os dias 4 e 15 de abril. Na edição de 2021, aproximadamente 1,9 milhão de estudantes receberam o benefício, o representou a 61% do total de inscritos.

Novidades no pagamento

Para aqueles candidatos que terão que pagar a taxa de inscrição, algumas novidades foram confirmadas para a edição deste ano. Os estudantes poderão fazer o pagamento, além do boleto, através de pix e também utilizando um cartão de crédito.

Pela Web

Sair da versão mobile