Inep confirma Enem Digital para todos os estados e para o DF

Depois que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital completo do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, foram divulgados mais detalhes referentes aquela que deve ser a maior novidade deste ano, o Enem Digital.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Instituto, as provas digitais acontecerão, em caráter experimental, em todos os estados e também no Distrito Federal. Essa é uma mudança, uma vez que anteriormente o governo tinha anunciado que o Enem Digital aconteceria somente em 15 capitais selecionadas.

Segundo o Inep, a medida visa atender pedidos feitos por estudantes durante todo o dia de ontem, quando foram divulgados os editais das provas tradicional e digital. Uma nova tabela com a distribuição de vagas e os novos municípios de aplicação do Enem Digital será publicada no Diário Oficial da União.

Neste primeiro momento, como havia sido confirmado ontem, serão disponibilizados 100 mil vagas para esta modalidade digital. O objetivo do governo é ir aumentando a oferta até o exame acontecer totalmente no seu formato digital, o que está marcado para acontecer no ano de 2026. A previsão é de que o exame seja implementado da seguinte forma:

A prova digital terá o mesmo formato da prova impressa, sendo que as questões objetivas serão respondidas pelo computador, enquanto que a redação deverá ser redigida no papel. As questões das provas digital e impressa serão diferentes, mas o nível de dificuldade será o mesmo por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O tema da redação também será diferente.

As inscrições para o Enem 2020 devem começar no dia 11 de maio, com previsão de encerramento no dia 22 do mesmo mês.

Pela Web

Sair da versão mobile