Inep cancela 1ª edição de 2018 de exame de proficiência em português para estrangeiros

O governo confirmou o cancelamento da 1ª edição de 2018 do exame de proficiência em português para estrangeiros, que aconteceria nesta primeira metade do ano. De acordo com as informações que foram divulgadas, a decisão foi tomada no dia 29 de março, menos de dez dias depois de o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciar as datas de inscrições e aplicação das provas. Mas somente agora ela se foi confirmada publicamente.

“Estavam previstas duas edições, porém, após reuniões de ajustes do cronograma, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em conjunto com os ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) definiram realizar uma única aplicação no segundo semestre deste ano”, afirmou o Inep, em nota, explicando ainda que o edital com a data da prova do segundo semestre será divulgado “em breve”.

A possibilidade do cancelamento do exame já tinha causado uma manifestação de parte da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (Siple). A entidade divulgou o seguinte comunicado na última quarta-feira, dia 4:

“Considerando a visibilidade que o exame Celpe-Bras tem alcançado nas últimas edições como uma política linguística do Brasil, e não só como um instrumento de avaliação em/de língua portuguesa, nos preocupa o tratamento que o exame vem recebendo”, afirmou a entidade.

Pela Web

Sair da versão mobile