Governo quer incentivar atendimento odontológico nas universidades

O Ministério da Saúde quer aumentar o papel das universidades no atendimento à população carente em determinadas áreas, como a odontológica. Na última terça-feira, dia 05, foi apresentado um novo programa do Governo Federal que tem como principal objetivo ajudar  a aumentar o número de atendimentos as pessoas que não possuem condições financeiras.

De acordo com a proposta apresentada no programa GraduaCEO, o governo federal vai passar a repassar dinheiro para que as instituições de ensino que oferecem o curso de odontologia comprem mais equipamentos com o objetivo de atender a comunidade. Além disso, o projeto também prevê um repasse de verbas mensais para conseguir subsidiar os atendimentos.

O dinheiro que vai ser disponibilizado para as instituições de ensino vai depender da quantidade de atendimentos que forem realizados por mês, sendo que o valor poderá variar entre R$ 25,2 mil e R$ 103,3 mil. O valor poderá ser aumentado caso a instituição tenha um desempenho interessante durante o projeto.

“Ainda estamos marcados pelo modelo de extração e mutilação, que levou à existência de gerações e gerações de pessoas desprovidas do direito de sorrir, mastigar e se sentir uma pessoa digna”, afirmou o ministro Arthur Chioro (Saúde), na ocasião do lançamento do projeto.

Acompanhamento dos alunos

Além das instituições de ensino, também poderão participar do projeto clínicas que possam fazer parcerias com as faculdades. Estes estabelecimentos deverão oferecer atendimento gratuito para a comunidade e os alunos das faculdades poderão fazer o acompanhamento em tempo integral das consultas e dos atendimentos.

Com este novo projeto o Ministério da Saúde quer aumentar em 40 mil, no mínimo, os atendimentos odontológicos da rede pública.

Pela Web