Governo anuncia novo Fies Social

O governo federal anunciou nesta sexta-feira, dia 16 de janeiro, o novo Fies Social. A ideia é dar continuidade ao programa de financiamento oferecido para os estudantes que desejam estudar na rede privada de ensino superior, mas que deseja pagar as mensalidades apenas depois da formatura.

O programa terá como foco a oferta de contratos de até 100% de financiamento das mensalidades para estudantes com renda familiar per-capita (por pessoa) de até meio (0,5) salário mínimo.

Ainda de acordo com as regras definidas para este programa, 50% das vagas do Fies social serão destinadas a alunos membros de famílias com renda per-capita de até meio (0,5) salário mínimo. Assim como, as instituições de ensino deverão reservar uma quantidade de oportunidades de ingresso correspondente à população de pessoas pretas, pardas e indígenas em seus respectivos estados.

A expectativa é de que 100 mil estudantes sejam beneficiados apenas em 2024, com uma proposta de cronograma que prevê o programa começando no segundo semestre. A resolução que cria a modalidade do programa permite, ainda, a possibilidade de que sejam estabelecidos cursos prioritários para o financiamento integral, conforme o que venha a ser estabelecido em cada edital.

Para acessar as vagas, ainda serão mantidos os critérios relacionados a participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota mínima de 450 pontos na média. Além disso, os candidatos também não podem zerar a prova de redação.

Pela Web