Fies deve abrir inscrições em fevereiro

Os estudantes que estão de olho nos contratos de financiamento oferecidos pelo governo federal através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos, pois as inscrições deverão começar a ser realizadas durante o mês de fevereiro. O MEC ainda não definiu uma data para o lançamento do sistema.

Mas o MEC emitiu um comunicado oficial para as instituições que desejam oferecer a possibilidade de financiamento para os seus alunos. De acordo com as informações e com o calendário divulgado, o prazo máximo para que as instituições ofereçam estas vagas será a próxima sexta-feira, dia 6. O processo é feito por um sistema próprio oferecido pelo MEC para as instituições.

A partir do dia 9 deste mês de janeiro, os estudantes que possuem contrato valendo do Fies já poderão acessar o sistema para iniciar o processo de renovação, que é obrigatório para que todos os alunos consigam continuar estudando. Esta renovação deverá ser feita pelos estudantes que possuem contratos formalizados até o dia 31 de dezembro de 2016.

Pagamentos

Algo que estava preocupando as instituições de ensino e que estava ameaçando a abertura de novas vagas parece ter sido resolvido. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, todos os pagamentos que estavam pendentes e atrasados para as instituições de ensino foram regularizados.

O dinheiro saiu dos novos créditos que foram disponibilizados pelo governo federal para o programa, e que chegou aos R$ 21 bilhões. Ao longo do ano de 2016, o governo afirma que foram abertas 325 mil novas vagas para o financiamento, mais do que as vagas abertas durante o ano de 2015, que contabilizaram 257 mil.

Pela Web