Estudantes do 3ª ano da rede pública ainda podem pedir isenção no Enem 2018

Mesmo já tendo passado o período de inscrições para o pedido de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio 2018, o Ministério da Educação confirmou que estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ainda podem pedir o benefício. O pedido pode ser feito no momento da inscrição.

As inscrições para o Enem devem ser feitas diretamente pelo site.

O MEC afirmou que vários estudantes concluintes do ensino médio da rede pública perderam o prazo de solicitação da isenção (de 2 a 15 de abril) e, por ser uma novidade desta edição, o órgão optou por dar uma nova chance de que o participante nesta categoria não pague a taxa de R$ 82.

Aqueles estudantes que se enquadram na situação descrita podem se inscrever normalmente, mediante informação do seu CPF e criação de senha de acesso e informar seus dados escolares. Ao informar que está no terceiro ano do ensino médio em instituição privada, a isenção é concedida e não há geração de boleto ao final do procedimento.

Anualmente, os isentos no Enem representam mais de 70% dos participantes do exame. Em 2017, mais de 4,7 milhões de pessoas não pagaram a taxa de inscrição, número quase 30% inferior aos 3,3 milhões que tiveram a isenção confirmada até agora.

O período oficial para pedido de isenções foi de 2 a 15 de abril, sendo que podiam solicita ro benefício os estudantes de baixa renda (Lei Federal e CadÚnico) e participantes que concluíram o ensino médio pelo Encceja 2017. Para eles, não haverá chance de obter a gratuidade em período excepcional.

Pela Web